sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Papai também fica grávido

Grávidos!
A futura mãe passa por diversas novidades: nau humor, enjôos, preguiça, indisposição. Às vezes morre de ri, às vezes vive chorando.Com esse comportamento o deixando inseguro, confuso e enciumado. Mantenha paciência: afinal ela também está enfrentando as tensões acrescentadas pela proximidade do desempenho de um novo papel. Mais ainda: seu lado emocional é alterado por diversas alterações hormonais.

Solidário, você chega a passar pelas mesmas sensações que ela após as refeições. E com a ansiedade tende a comer demais. Por isso, existe a possibilidade de que também ganhe uns quilos mais.

Esse acontecimento diz que vocês estão grávidos! E estão caindo de cabeça na aventura de criar uma vida: a de seu filho!


Obstetra
Os amigos fazem Brincadeiras e piadinhas. Mas porque esconder sentimentos, como medo do futuro, a tensão de desempenhar o papel de pai, o orgulho pela geração dessa criança e a vontade de pega-la logo nos braços?

Existem muitas perguntas sobre a gravidez e a data do parto. Mas grande parte delas serão respondidas pelo obstetra que assiste sua companheira. Ele será presente em praticamente toda a rotina. Por isso é crucial que exista uma enorme confiança entre vocês.

Um fato também de grande importância é a comunicação. Às vezes o médico é um excelente profissional mais não é muito aberto ao dialogo. Os futuros pais, porém, necessitam de alguém que também os escute, conheça seus sentimentos e os oriente.


Seu filho
Menino ou menina – A expectativa pode até ser enorme mais nada de ficar cobrando à companheira. Pois a definição do sexo da criança é de acordo com a associação dos cromossomas X ou Y do homem ao cromossoma X da mulher. Resumindo a definição do sexo da criança é feita pelo pai.

Segundo muitos especialistas, o feto percebe os sons do mundo extra-uterino. Cante, faça confidências, conte histórias para ele. A voz paterna é importante para a formação da personalidade do bebê e, mais tarde, ficará na memória como uma referência agradável. Essa interação ligará vocês dois, bem mais depressa do que imagina. E o aproximará muito de sua companheira.


Sexo
Esta pode ser uma questão complicada: você teme machucar o pequenino que, lá esta, sossegadinho, no útero. Este seu receio é sem motivo: ele está protegido pelo colo uterino (bloqueado pelo tampão mucoso) e pela bolsa d'água, em cujo interior se desenvolve.

Outro entrave pode ser uma tendência, muito comum no homem, de identificar a companheira grávida com sua própria mãe. E fantasiar, assim, o risco de uma relação sexual incestuosa.

Durante a gestação - a não ser em casos contra-indicados pelo obstetra - nada impede a relação sexual completa (ou com penetração). Quando a futura mamãe chega ao orgasmo, inclusive, o bebê fica mais tranqüilo, pois sofre a ação das endorfinas produzidas no organismo dela.

Há situações, porém, em que o orgasmo pode causar contrações uterinas e precipitar o parto. Mesmo assim, não se afaste de sua parceira: busque, com ela, outras formas de carinho.


Saúde 10
Um dos primeiros carinhos que você pode fazer ao seu filho é um cuidadoso pré-natal: desde o início da gestação, a mamãe irá às consultas mensais com o obstetra, seguirá todas as suas recomendações e fará os exames solicitados.

Acompanhando o desenvolvimento do seu futuro filho, você ganhará mais segurança para exercer a paternidade. Sua presença também vai refletir confiança e tranqüilidade à parceira. Sem contar a emoção do dia em que, finalmente, a ultra-sonografia confirmar se terão um menino, uma menina, ou um casalzinho!

Claro que essa participação não será fácil: você tem o trabalho, compromissos.
Depois que o neném nascer, vai dispor, é claro, de um tempo para estar com ele. Mas sua atenção agora também conta. Os direitos legais avançam na medida em que a sociedade os reclama. E enquanto a lei não chega lá, vale ser ao mesmo tempo, um futuro papai eficiente e um profissional responsável.


Nova rotina
A gravidez não é uma fase desmancha-prazeres. Mas vai alterar sua vida. Sensível, você conhecerá o doce sabor da espera, estará mais próximo de casais grávidos ou pais recentes. Terá interesse em temas ligados ao futuro e à educação dos filhos.

Essas novas aquisições não o impedirão, porém, de trabalhar, assistir o futebol, ir ao teatro, viajar nos fins de semana. Mas sua saúde, assim como a dela e a do bebê, também é muito importante. Cuide-se, para viver com sua família, essa nova fase da vida.

Quanto mais próxima a hora do parto, maiores ficam a barriga e o desconforto da futura mamãe. Por isso, nada de viagens longas, aglomerações, muito tempo em pé, feijoadas aos sábados.

Em compensação, vocês se divertirão preparando o quarto do neném, organizando o enxovalzinho dele, fazendo planos para o futuro. Quase no final da gravidez, o chá de bebê sugere uma divertida reunião com os amigos, regada a muita brincadeira, presentinhos e troca de idéias.

O parto
A maternidade está escolhida e a equipe médica de sobreaviso para o parto. Próximo à data prevista é melhor rever se está tudo em ordem para a internação: documentos, convênios, recibos. Confira, também, no trabalho, os direitos que a lei lhe garante.

É, mesmo, um tempo de nervos à flor da pele. Você se preocupa com o que está por acontecer, receia que o bebê nasça no carro. Ela também está tensa. Mas há vários sinais que anunciam a proximidade do parto, como as contrações ritmadas e de crescente intensidade, e a ruptura da bolsa d'água.

Se um deles ocorrer, ligue para o médico e siga sua orientação. De modo geral - e a não ser em casos de emergência - haverá tempo suficiente para chegar ao hospital, sem correrias.

As chaves do carro devem estar sempre à vista e o tanque abastecido. Lembretes na geladeira, com o número do telefone do obstetra, o do seu substituto e de um taxi de confiança, podem ser úteis.

Emfim, pai
Na sala de parto, a maioria das mulheres conta com a companhia dos parceiros. Procure saber, com antecedência, o que a sua mulher espera de você. Se entrar e ficar nervoso, a opção é colocar-se de frente para ela e de costas para o campo do parto. Nessa posição, poderá dar apoio, fazer carinhos, enxugar seu rosto.

Se for mesmo impossível, espere lá fora. Mas fique atento: nos primeiros 40 minutos de vida, o recém-nascido - que está na chamada atividade alerta - procura os olhos do pai e da mãe. Depois, cansado, acaba dormindo. Portanto, procure aproveitar esse precioso momento de contato com seu filho. E parabéns para vocês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário