quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Acompanhamento de Pré natal pelo SUS

Exames ajudam a evitar problemas na saúde das mães e dos bebês. O SUS fornece vacinas, consultas, entre outros benefícios.

No período da gravidez, diversas modificações ocorrem com o corpo da mulher, ocorrendo que durante esse período as mulheres tenham cuidados especiais. Durante os nove meses de preparo para o nascimento do bebê é importante que as futuras mães facão o acompanhamento medico por um profissional de saúde. O Ministério da Saúde ressalta a grande importância de um pré-natal incentivando todas as mães a buscar o atendimento gratuito no Sistema Único de Saúde (SUS).

Realizando os Exames médicos durante o pré-natal, é possível se descobrir e diminuir muitos problemas de saúde que podem atingir tanto a mãe quanto ao seu bebê. Doenças, infecções ou até disfunções são detectadas de maneira precoce e tratadas rapidamente. O aconselhável é que o pré-natal seja iniciado durante o primeiro trimestre da gravidez assim que descoberta. Consultas e Exames ajudam a identificar problemas como por, exemplo a hipertensão, anemia, infecção urinária e doenças que são transmitidas através do sangue, como a AIDS e a sífilis. Alguns desses problemas podem ocasionar em um parto precoce, o aborto e até trazer conseqüências mais sérias para a mãe ou bebê.

Com o acompanhamento de um pré-natal as gestantes se sentem mais seguras, devido serem informadas de como está o andamento de sua gestação. Ao ocorrer algum problema, a detecção precoce auxilia o acompanhamento para que ele não se agrave. “Isso é de grande importância para que a gestante fique tranqüilizada de o que está acontecendo com o seu corpo e a saúde de seu bebê”. No pré-natal, as gestantes também recebem informações dos cuidados para uma gravidez saudável, como por exemplo a importância de ter bons hábitos alimentares, a pratica de exercícios físicos regulares e de evitar álcool e o tabaco.

Atendimento
O Ministério da Saúde possui uma política de Humanização Pré-Natal e Nascimento,o qual busca garantir acesso de qualidade do acompanhamento pré-natal, com humanização. As Unidades Básicas de Saúde do SUS devem oferecer um atendimento adequado e com uma assistência medica freqüente. Está incluso na política do Governo Federal a realização de gratuita de exames laboratoriais e o fornecimento de remédios, vacinas,e outros tratamentos necessários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário